Endereço

R. Laura Albani de Barros, 157, Bairro Saúde

Telefones

(19)3805-7200

17 de fevereiro de 2022

A importância do amortecedor

O principal item do sistema de suspensão, o amortecedor é um item indispensável para a segurança do veículo. Essa peça é responsável por amortecer os impactos entre o carro e o piso, além de ser fundamental na frenagem e estabilidade do veículo, principalmente em curvas. 
 
O amortecedor precisa estar sempre em bom estado, pois em casos de curvas e desvios bruscos, a suspensão é muito exigida; também em freadas isso acaba acontecendo, já que o amortecedor garante a eficiência e não deixe que uma grande distância seja percorrida durante a freagem.
 
Não à toa, o amortecedor é conhecido como um dos itens do “Triângulo da Segurança”, junto com freio e o pneu, pois são indispensáveis que estejam sempre em perfeito estado, assim garantindo a segurança na condução do veículo. Por isso, você sempre deve estar atento à vida útil dessa peça!con
 
Como saber se o amortecedor não está funcionando corretamente?
 
Quando os impactos não são bem absorvidos pelo amortecedor, é fácil para quem está dentro do veículo perceber, pois fica muito incômodo e com um barulho de batida “seca”. E também, ao passar por ondulações mais fortes como lombadas, por exemplo, é possível perceber que o veículo balança de maneira contínua, chacoalhando. Porém, o sinal mais comum é o vazamento do óleo.
 
Quando trocar o amortecedor?
 
Isso varia de veículo para veículo e suas condições de uso, podendo variar de 40 mil km a 80 mil km. É sempre bom lembrar que os amortecedores precisam ser trocados em pares, para evitar que o amortecedor velho diminua a vida útil do novo. Evitar ruas esburacadas ou ao menos dirigir devagar e com atenção em lugares assim, ajuda e muito com a preservação dos amortecedores.
 
Mantenha as revisões sempre em dia e procure sempre um mecânico de confiança para garantir amortecedores sempre em perfeito estado.
 
Se você gostou dessa matéria, continue em nosso blog e confira outros de nossos conteúdos!

 

Compartilhar: