Endereço

R. Laura Albani de Barros, 157, Bairro Saúde

Telefones

(19)3805-7200

18 de janeiro de 2022

Como cuidar do sistema de arrefecimento do veículo

Você sabe como cuidardo sistema de arrefecimento? Aliás, você sabe o que esse sistema faz?

O sistema de arrefecimento é responsável por fazer com que o conjunto de componentes, como bomba d’água, ventoinha, válvula termostática e o famoso radiador, trabalhe sempre na temperatura ideal. A grande maioria dos carros tem o seu sistema resfriado com água, por isso o cuidado é muito importante.

Separamos cinco dicas para você não ter mais desculpas para deixar de cuidar do sistema de arrefecimento do seu veículo!

1 - Sempre verifique o nível da água do reservatório

Para manter o bom funcionamento como um todo do seu carro, é essencial que o nível do líquido no reservatório de arrefecimento esteja adequado.

O recomendade é preencher com água desmineralizada e aditivo, sempre respeitando o indicador de máximo, mas mantendo sempre acima de mínimo.

Observe o nível do líquido a cada 15 dias e procure saber qual o prazo indicado para troca do líquido no modelo do seu veículo.

2 - Nunca use apenas água no radiador

A maioria das pessoas utilizam somente água no reservatório do radiador, o que não é recomendado pelas fabricantes!

Qualquer carro deve levar uma mistura com água pura, destilada ou desmineralizada e com o aditivo no reservatório. A quantidade de cada um desses líquidos irá variar de acordo com o fabricante, por isso se informe sobre na concessionária ou no manual do proprietário.

Você pode saber mais sobre isso nessa matéria sobre a importância da água do radiador que saiu recentemente em nosso blog.

3 - Se atente aos vazamentos e entupimentos

Parece óbvio, mas é importante reforçar que qualquer vazamento ou entupimento no sistema de arrefecimento do motor do seu carro pode causar sérios danos no conjunto do sistema.

Os vazamentos são fáceis de identificar caso tenha sinais de ferrugem no líquido do reservatório, mas se poças d'água estiverem se formando embaixo do carro, também é um indicativo de vazamento.

E sempre fique atento aos sinais de ferrugem: é o acúmulo de ferrugem que pode causar um entupimento, que impede a circulação da água no motor. Isso causa aumento de temperatura e queimas em outras peças do carro.

4 - Cuide sempre da colmeia do radiador

Um dos componentes que está mais sujeita a danos, pois fica posicionada logo na frente do carro e pode ser facilmente danificada e suja, a colmeia do radiado deve sempre estar bem limpa.

Caso passe em uma estrada de terra ou lama, não deixe que o barro se acumule nela! Limpe o componente de dentro do cofre do motor para fora, usando uma mangueira.

5 - Sempre leve o veiculo para as revisões periódicas

Não deixe de fazer revisões periódicas no seu carro, nem de substituir qualquer componente de seu veículo caso seja apontado o problema.

Por mais que essas dicas sejam válidas, nada substitui o olhar técnico de um profissional.

Gostou das dicas? Acesse nosso blog para conferir outras matérias e manter o cuidade com seu veículo sempre em dia!

Pronto para avançar?

Compartilhar: