Endereço

R. Laura Albani de Barros, 157, Bairro Saúde

Telefones

(19)3805-7200

29 de junho de 2022

Qual a importância do coxim do amortecedor?

É essencial que o motorista entenda pelo menos um pouco sobre as peças do seu carro e para que elas servem. Assim, ele consegue identificar possíveis alterações ou defeitos, garantindo maior vida útil ao veículo e, de quebra, um trânsito mais seguro. 

Por exemplo, o sistema de suspensão é quem garante conforto e estabilidade para o motorista e os passageiros do carro, além de maior vida útil para o veículo. Ele é composto por diversos componentes, entre eles o coxim, que se faz muito importante para o funcionamento do amortecedor!

Para que serve o coxim do amortecedor?

O coxim do amortecedor é uma peça de metal revestida em borracha. É essa peça que fixa e da suporte ao amortecedor no monobloco do carro, e que faz parte dos componentes do sistema de suspensão. Sua principal função é de apoiar e fixar os amortecedores sobre o monobloco do carro, proporcionando a absorção de ruídos, choques e vibrações. 

É dele a responsabilidade de absorver os impactos do sistema de suspensão, assim como resistir às forças rotacionais decorrentes das movimentações do volante e das translocações do peso do veículo durante as curvas, frenagens ou arrancadas. Como dito, é uma peça fundamental para o bom funcionamento do automóvel. 

Quais problemas podem aparecer no veículo se o coxim não estiver em bom estado?

- Instabilidade e diferença na vibração: Um dos sintomas mais comuns que você pode perceber é uma sensação de instabilidade do carro em uma via. Isso porque o coxim do amortecedor defeituoso transfere todas as irregularidades da pista para o volante.

- Ruídos e vibrações no veículo: Um coxim de amortecedor quebrado pode reduzir o ruído de raspagem, bem como a ralação. Quando o suporte está danificado, os ruídos também acompanham a vibração, chegando até o volante.   

- Inclinação estranha no carro: Se o seu carro se inclina excessivamente em curvas apertadas ou graduais, pode ser um sinal claro de que o coxim da suspensão está danificado. Isso porque o sistema não pode manter a altura correta do carro, perdendo a sua capacidade de carregar sua própria estrutura. 

- Aumento no consumo do veículo: O motor precisará realizar um esforço maior para fazer o carro se deslocar, o que pode ter impactos no consumo do veículo, tanto de combustível, quanto no desgaste dos pneus.

Agora que você sabe a importância dessa peça! Em nosso blog, há mais matérias com informações sobre peças e sistemas automotivos para você não ficar na mão com seu veículo! Como essa, onde contamos um pouco mais sobre o sensor de temperatura do veículo

Não deixe de conferir também nosso catálogo com todas as aplicações dos Kits de Amortecedores Advance Autoparts!

Compartilhar: