Endereço

R. Laura Albani de Barros, 157, Bairro Saúde

Telefones

(19)3805-7200

24 de junho de 2022

Radiador furado: o que fazer?

Uma das peças mais importantes de qualquer automóvel é o radiador. Entre suas diversas funções, a principal é impedir o superaquecimento do motor. Por isso, um radiador furado pode causar vários problemas no veículo, inclusive fundir as peças do motor. 

Mas você sabe o que causa um furo no radiador e como resolver esse problema? Continue lendo que nós te contamos!
 
O que causa o radiador furado?

O radiador precisa de líquidos para trabalhar, sendo eles a Água Bi-desmineralizada e o Aditivo. Quando utilizado água da torneira ao invés dos produtos certos, com o passar do tempo ocorrerá uma corrosão nesse componente. Outra causa do radiador furado são os impactos de detritos causados pela alta velocidade do automóvel. 
 
Quais os problemas que um radiador furado pode trazer?

Além de comprometer a refrigeração do motor, fazendo com que ele trabalhe em altas temperaturas, o radiador furado dilata os componentes do automóvel. Ele também aumenta o desgaste e derrete as peças, como a junta do cabeçote. 

Portanto, não se pode consertar o radiador de qualquer maneira. É preciso contar com o trabalho de um bom mecânico para fazer esse tipo de serviço e evitar futuras rachaduras na peça!
 
Como saber se o radiador está furado?

É importante observar a temperatura do automóvel. Caso ela esteja alta, poderá ser um sinal de radiador furado. Em seguida, verificar se há poças de água debaixo do veículo. Esse é um sinal clássico de radiador furado.

Também é importante verificar o nível de reservatório fluído. Se estiver baixo é sinal de vazamento no radiador e por último, inspecione o compartimento do motor e verifique se há alguma irregularidade na peça.  

Caso o radiador realmente esteja furado, leve seu veículo a um mecânico de sua confiança, que irá fazer os reparos necessários!
 
Aproveite que está aqui e leia nossa matéria sobre Quando trocar os líquidos do seu veículo 

Compartilhar: