Endereço

R. Laura Albani de Barros, 157, Bairro Saúde

Telefones

(19)3805-7200

28 de maro de 2022

Diferença entre amortecedor pressurizado e amortecedor convencional

Os amortecedores são responsáveis por manterem os pneus “grudados” ao chão, por isso são essenciais para quem dirige. Sabe quando você sai de um carro se sentindo enjoado, tonto ou com dores de cabeça? Provavelmente, esse carro está com problemas na suspensão, ou seja, falta um bom amortecedor pressurizado ou convencional nesse veículo!

Mas quais as diferenças entre esses dois amortecedores e quando se deve utilizar um ou outro? Continue lendo pois vamos te contar tudo a respeito dessa peça!

 


Amortecedor convencional X Amortecedor pressurizado



Amortecedor convencional: O modelo, em sua maioria é bi-tubular, ou seja, possui um tubo externo que é o reservatório de óleo; e um tubo interno, que é a câmara de trabalho do pistão. Conforme o trabalho do amortecedor, ou seja, com o movimento de sobe e desce da haste, o óleo e o ar podem se misturar, causando vazios de acionamento no pistão, principalmente em altas velocidades de acionamento.

Amortecedor pressurizado: São amortecedores semelhantes aos hidráulicos, porém com algumas diferenças importantes: possui gás nitrogênio à baixa pressão no tubo reservatório, que empurra o óleo para dentro da câmara de trabalho. Isso evita os vazios de acionamento e tornando a movimentação do veículo mais estável.

Outra diferença importante é no selo de vedação — também conhecido como retentor — do amortecedor pressurizado. Ele deve ser especialmente forte para vedar a entrada de qualquer tipo de impureza no amortecedor e para evitar vazamento do óleo e do gás.

Tanto o modelo convencional quanto o pressurizado possuem uma boa estrutura e são fabricados para oferecer o máximo de conforto aos condutores de veículos de qualquer porte.

Então, podemos dizer que não existe um tipo melhor ou pior de amortecedor. Quem define o tipo correto de amortecedor a ser utilizado é a montadora, que vai considerar uma séria de itens, como design, estrutura, capacidade e motorização que melhor se encaixará no veículo.

O mais importante: o cuidado com os amortecedores requer kits de amortecedores de qualidade! Você pode acessar nosso portfólio completo e conferir nossa linha de kits de amortecedores com mais de 140 itens aqui!

Pronto para avançar?

Compartilhar: