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24 de agosto de 2022

Entenda mais sobre o sistema de lubrificação!

O sistema de lubrificação é aquele que trabalha na preservação do conjunto mecânico e que é muito importante para a preservação a longo prazo de várias peças do veículo. O seu funcionamento é bastante simples e varia apenas em função do projeto aplicado no veículo, que pode ser de cárter úmido ou seco.



 - Cárter úmido: Mais popular entre os veículos, todo o óleo lubrificante fica armazenado no cárter sob o motor. Normalmente, esse reservatório suporta entre 4 a 6 litros de fluido, que são suficientes para entregar um fluxo contínuo de refrigeração.
 
Ele funciona da seguinte maneira: o pescador da bomba capta o fluido no reservatório. Então, o óleo atravessa um filtro para, depois, ser canalizado para as galerias internas do motor.
 
Ele é o mais popular no mercado por ter um menor custo de fabricação, o que acaba sendo mais vantajoso para a produção em massa de veículos.

 - Cárter seco: Como existe todo um segmento de veículos de alta performance, que vão de modelos esportivos e luxuosos até os aviões, o cárter seco é uma solução para os veículos que precisam de algo mais sofisticado.
 
Como exemplo, podemos utilizar os automóveis de competição, que são modelos que precisam lidar com acelerações e frenagens constantes, que além de provocarem um balanço violento de força G, também causarão algumas inclinações na carroceria, interferindo no deslocamento do óleo dentro do cárter, que gera problemas como a dificuldade da captação do óleo pelo pescador da bomba ou o prejudicamento do funcionamento de todo o sistema pela produção de espuma.

Para contornar esses problemas, foi desenvolvido o cárter seco, que entrega a lubrificação pressurizada diretamente nas peças móveis. Assim, quando o óleo do cárter está quase atingindo uma temperatura extrema, a bomba de pressão é acionada.

Então, a pressurização envia o fluido que está armazenado nos reservatórios estratégicos, lubrificando e refrigerando os pontos críticos com maior agilidade e a gravidade faz com que esse óleo escorra e retorne ao reservatório, local onde será resfriado rapidamente.
 
Por isso, toda essa sofisticação do cárter seco é mais caro e estrito aos modelos mais luxuosos de veículos, que, por consequência, também costumam equipar os motores mais rigorosos.


 
Esse sistema consiste em um projeto hidráulico, que canaliza e desloca o fluido lubrificante dentro de um circuito fechado. Esse percurso atravessa os principais componentes do motor, distribuindo refrigeração e fluidez nas seções com a maior concentração de atrito e calor.
 
É importante que o sistema de lubrificação funcione bem, para que o veículo funcione na faixa de temperatura ideal, com o consumo adequado de combustível e preservação das peças.
 
Não deixe de acessar outras matérias em nosso blog, como essa que informa como funciona o sistema de temperatura do seu veículo!

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