Endereço

R. Laura Albani de Barros, 157, Bairro Saúde

Telefones

(19)3805-7200

14 de dezembro de 2022

Quais as peças envolvidas na estabilidade do veículo?

Além de promover uma direção prazerosa, a estabilidade do veículo é essencial para a segurança do motorista e dos passageiros. Algumas peças são responsáveis por garantir essa estabilidade.

Mas você sabe quais são elas?

Neste post, vamos listar todos os componentes que proporcionam controle para os motoristas. Boa leitura!

Quais peças fazem o carro ficar estável?

O conjunto de suspensão é o principal sistema que garante a estabilidade do veículo. Por isso, vamos conhecer as suas principais peças:

- Barra estabilizadora: como o seu próprio nome indica, ela estabiliza o movimento, auxiliando na limitação do movimento lateral do carro, além de ajudar a absorver as irregularidades da pista e influir na dinâmica de movimentação do carro. Ela também garante a estabilidade ao unir os dois lados do sistema de suspensão, controlando o movimento lateral do veículo em torno do próprio eixo e reduzindo os riscos de derrapagem e ajuda a equilibrar a suspensão durante as curvas.

- Bandeja: também pertencente ao sistema de suspensão, que opera como um suporte, a bandeja liga as rodas do veículo ao chassi (ou ao monobloco). Ela é tão importante que um pequeno problema no componente pode ocasionar a perda total do controle na direção.

- Molas: são itens que também absorvem os impactos da estrada e as irregularidades no solo, provendo estabilidade e resistência, já que são elas que promovem ajudam a manter a altura ideal do veículo.

- Pivô: garante a conexão entre a bandeja e a manga de eixo do automóve, movimentando a suspensão, o que inclui a resistência aos impactos transmitidos pelas rodas, ele também “coordena” todos os esforços de aceleração, frenagem e curvas. É por meio dele que o motorista consegue acelerar, frear e fazer curvas de maneira suave, uma vez que é essa peça que suporta grande parte do peso.

- Amortecedores: são os responsáveis pelo amortecimento do impacto entre o carro e o piso, sendo imprescindíveis para garantir boa frenagem, segurança para os passageiros e estabilidade para o carro, principalmente nas curvas.

- Pneus: além do sistema de suspensão e direção em dia é imprescindível que os pneus estejam em bom estado e na medida correta, pois um pneu careca e fora da medida recomendada pela montadora vai comprometer a estabilidade e a segurança do veículo. Para saber a medida correta do pneu para seu automóvel consulte o manual do proprietário.
 
Como pudemos ver na matéria, a estabilidade do veículo é garantida por uma série de peças, principalmente àquelas associadas ao sistema de suspensão. Para não errar na hora de realizar uma troca, priorize peças de qualidade!

A Advance Autoparts conta com peças essenciais para a estabilidade do veículo, como o Suporte da Barra Tensora e os Kits de Amortecedores. Consulte nossa lista de parceiros e encontre a Advance Autoparts mais próxima de você! Além disso, mantenha a revisão do veículo em dia!

Compartilhar: