Endereço

R. Laura Albani de Barros, 157, Bairro Saúde

Telefones

(19)3805-7200

23 de janeiro de 2023

Tudo o que você precisa saber sobre a bieleta!

A suspensão do veículo é composta de diversas peças. Apesar da maioria delas terem longa duração, algumas outras precisam de atenção mais frequente. Umas delas é a bieleta, que tem uma função importante de ligar a suspensão à barra estabilizadora. 
 
Com a função de controlar a inclinação do veículo, é a barra estabilizadora quem ajuda na estabilidade em curvas e manter as rodas em contato com o solo. A bieleta vai cuidar de passar corretamente as forças dinâmicas entre a barra estabilizadora e a suspensão. Ela vai receber os impactos, vibrações e todas as forças que atuam no veículo.
 
Por isso, há a importância de manter esse veículo sempre em dia, já que se essa peça apresentar problemas ou quebrar, a estabilidade do veículo estará comprometida.
 
 Qual sua durabilidade?
 
Como seu desgaste depende do uso, não há uma quilometragem ou tempo exatos para determinar sua durabilidade. Mas, quando a bieleta está gasta, ela apresenta sinais claros, como barulhos. Pode ser difícil identificar se o barulho vem dela ou de outras peças, mas qualquer ruído vindo da suspensão é motivo para ficar alerta.
 
O uso comum pode causar desgaste na peça, mas a falta de lubrificação também pode diminuir a vida útil da bieleta, então também é importante ficar atento na coifa que vai nessa peça.
 
Todo carro tem bieleta?
 
Alguns modelos de veículos não possuem a barra estabilizadora dianteira, logo também não possuem bieletas. O Gol G5 na versão mais simples, por exemplo, é um modelo de carro que não possui o conjunto.
 
Há carros que possuem versões com e sem a barra estabilizadora. Por isso, fique atento quando for comprar os amortecedores do veículo, pois há diferença entre os modelos.
 
Agora você sabe tudo o que precisa sobre a bieleta! Aproveite que chegou até aqui e acesse outras matérias automotivas em nosso blog!
Compartilhar: