Endereço

R. Laura Albani de Barros, 157, Bairro Saúde

Telefones

(19)3805-7200

23 de maio de 2022

O que é radiador e como funciona?

Recentemente, a Advance Autoparts lançou mais um produto para o melhor desempenho do radiador de todo automóvel, criando assim uma dupla imbatível: a Água Bi-desmineralizada e o Fluido Protetivo para Radiadores!


 
Bom, você provavelmente sabe o que é radiador, mas você sabe como esse componente funciona?


 
Muitos têm a ideia de ser uma peça única, porém viemos aqui para mostrar que não é bem assim!


Ele pode até ser classificado como um sistema completo!


 
Como o radiador funciona?


 
Seu principal objetivo é dissipar a maior parte do excesso de calor gerado pelo motor durante a queima de combustível. É nele onde é feita a troca de calor entre o ar e outra substância, geralmente líquida.   
 
O núcleo do radiador é composto por diversos canais, que por sua vez, são compostos por tubos de ventilação. Essa formato auxilia tanto na passagem de ar quanto na transferência de calor, que ocorre com a troca entre o ar e outra substância, um composto líquido, presente em seu sistema fechado.


 
O processo de resfriamento


 
Em geral, o sistema de arrefecimento é composto por um termostato, posicionado próximo ao motor. 
 
Ao atingir uma determinada temperatura que leva ao aumento no calor do motor, o termostato se abre e possibilita que o líquido de refrigeração passe e realize o processo de troca de calor.
 
Basicamente, o calor do motor é transferido para a água, auxiliando na diminuição da temperatura do motor.


Quais suas funções?


 
Para que o funcionamento do radiador ocorra da melhor forma, ele precisa trabalhar com três funções

- A entrada de ar;
- O resfriamento do sistema;
- A saída do ar quente.

Assim, através da combinação de líquido e ar, é possível que haja a liberação de calor gerado pela queima de combustível.

Para auxiliar no processo, ainda existe um ventilador, colocado entre o motor e o radiador, que ajudam a acelerar o processo de resfriamento, o que torna todo o processo essencial para o funcionamento do veículo.

Se o radiador parar de funcionar, o veículo corre o risco de superaquecer, o que pode gerar problemas ainda maiores. Você pode conferir em nossa outra matéria como evitar que o carro ferva e o que fazer se acabar acontecendo!


 
Cuidados com o radiador?


 
Seja para prevenir eventuais danos ou para prolongar sua vida útil, o ideal é que você sempre tenha atenção com esse sistema. 
 
Apesar de muitos utilizarem água para encher o radiador, é recomendado que você utilize um líquido de refrigeração próprio, como o Fluido Protetivo para Radiadores Advance. Além de garantir um funcionamento melhor, você também evita o surgimento de ferrugem e vazamentos, pois o Fluido possui ação anticorrosiva e anti-incrustante.
 
Realize revisões preventivas com certa frequência para evitar o entupimento do radiador e garantir que a mangueira não esteja rachada. Verifique também se o ventilador está em boas condições de funcionamento.
 
 
Agora que você já sabe o que é radiador e como ele funciona, o próximo passo é manter os cuidados com o seu veículo no geral. Você também pode conferir outras dicas e recomendações aqui em nosso blog!
 
Lembre-se: você pode contar com a Advance Autoparts para garantir ainda mais segurança e um bom funcionamento para seu veículo.

Compartilhar: